quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

[Conservação de livros] Cuidado gerais

Olá caros amigos leitores,

Hoje não vou falar de uma fator específico de degradação ou armazenamento de livros como nos artigos anteriores (que podem ser acessados aqui). Em vez disso, darei uma série de dicas gerais do que fazer ou evitar para manter seus livros em melhor estado de conservação. Apesar desses apontamentos, não deixe de olhar as postagens anteriores, pois elas também possuem dicas importantes de conservação. Bem, comecemos então:



  • FITAS ADESIVAS: Evite ao máximo usar fita "Durex" para reforçar ou encapar livros, a goma das fitas deste tipo, além de danificar o papel se usado por longos períodos, também atrai insetos como baratas, traças e cupins que, além de destruir o livro, são extremamente nojentos, concordam? De preferência, evite fitas adesivas em geral, mas, se o uso destas se fizer necessário, dê preferência à fitas adesivas tradicionais (não transparentes) ou as fitas de acetato, também chamadas de "fita mágica" (aqueles rolinhos meio foscos), que também são transparentes, sendo mais caras que o durex, porém muito menos nocivas ao papel. Evite colar as fitas, de qualquer tipo, sobre o papel, quando não for possível, tente colá-las sobre as capas e orelhas, pois nos livros atuais, estas geralmente são plastificadas, o que dificulta que se rasguem quando as fitas forem removidas. 

Fitas de acetato (Fita mágica)
  • TRANSPORTE: Se você, como eu, costuma levar seus livros para todo o lugar, na bolsa ou na mochila, busque sempre enrolá-los em um saquinho de plástico, de preferência de plástico bolha (Se você costuma comprar livros pela internet, geralmente os receberá dentro de um saquinho de plástico bolha que poderá guardar para usar desta forma). Essa atitude evita que os livros possam ser molhados ou sujos por qualquer coisa que entorne ou vaze dentro de sua bolsa ou mochila (uma vez eu tive um livro que, por estar dentro do saco, se salvou de ser totalmente destruído por um chocolate que derreteu na minha mochila devido ao calor). Além disso, se sua mochila não for impermeável, o plástico evita que o livro se molhe caso você pegue chuva. Evite ao máximo utilizar sacolas plásticas de supermercados ou lojas, pois as tintas da sacola podem se soltar e sujar o papel, dê preferência a sacolas transparentes. O plástico bolha, além do plástico tradicional, dificulta que o seu livro seja amassado devido a possíveis choques e "sacolejos" da bolsa. Essa dica também é válida para livros enviados pelo correio, as pequenas bolhas de ar reduzem choques, evitando que o volume seja danificado pelo manuseio indevido. 
Álcool 70% glicerinado
  • LIMPEZA: NUNCA utilize água para limpar manchas no livro, mesmo que seja pouca. Já mencionei, no artigo de Conservação sobre umidade, o quanto a água pode ser prejudicial ao papel. Se o livro possuir manchas de sujeira que você queira limpar, utilize álcool (mas tem que ser 70% glicerinado) ou álcool gel, o efeito do álcool sobre o papel é bem menos nocivo, além de ser bactericida, então você não só limpará a sujeira, como também evitará contaminação por bactérias. Depois de limpar, deixe que o álcool seque antes de recolocar o livro na estante. Para limpar poeira dos livros ou de suas páginas, utilize um pincel macio limpo, e passe-o como uma vassourinha, sempre do centro do livro para as bordas. Esses pincéis podem ser facilmente encontrados em papelarias ou lojas de artes e artesanato. Acima de tudo, evite comer perto dos livros, pois você pode deixar cair sobre ele pequenos grãos de comida que poderão atrair insetos que, além de serem nojentos, irão destruir o livro. 

Bem, acho que essas são as dicas de conservação que tenho para hoje. Como vocês podem ver, a correta manutenção dos livros muitas vezes depende mais de bom senso do que de conhecimentos específicos. Mesmo assim, espero que essas dicas possam ter sido úteis para que vocês, apaixonados por livros, possam conservá-los, fendo com que durem por muito mais tempo. 

Grande abraço a todos! Semana que vem tem mais dicas de conservação de livros!

6 comentários:

  1. Achei bem legal essas dicas, principalmente para as pessoas que não sabem o que fazer para limpar e conservar os livros.

    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que as dicas tenham sido úteis! Como amante dos livros, gosto muito de ajudar a mantê-los o mais conservados possíveis. Semana que vem tem mais dicas.

      Grande abraço,

      Excluir
  2. Socorro, agora eu estou pedindo perdão para todos os meus livros que eu limpei com água! D: Muito útil essas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você limpou só as capas, que geralmente são plastificadas, não tem tanto problema assim. Se não for uma prática muito comum, não deve afetar o livro. O problema é utilizar a água sobre o papel, pois determinados tipos de papel ficam enrugados mesmo com uma quantidade pequena da água e não voltam ao normal nem mesmo depois de secos. A quantidade de água que um papel pode receber sem enrugar, varia de acordo com o tipo, gramatura, etc., mas, por via das dúvidas, é melhor evitar, quando necessário, utilize álcool.

      Excluir
  3. Achei muito úteis essas dicas, parabéns !

    Te indiquei numa tag lá no blog, dps dá uma olhada lá :)

    www.booksandmoviesandthings.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tantas pessoas tenham considerado úteis essas dicas!
      Obrigada pela indicação, Caio, vou dar uma olhada e respondo assim que possível!

      Grande abraço

      Excluir